Clientes ainda aguardam documentos de carros após concessionária fechar em Ribeirão Preto, SP
13/03/2025
(Foto: Reprodução) Donos de veículos denunciaram casos em janeiro e novas vítimas apareceram. Empresa diz que tem prestado atendimento e vai resolver os problemas. Mais pessoas reclamam de prejuízo com concessionária de carros de Ribeirão Preto
Após clientes denunciarem uma concessionária de Ribeirão Preto (SP) que não tem passado o veículo para o nome do comprador, mais vítimas afirmam que estão na mesma situação e reclamam de prejuízos.
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Em alguns casos, a espera pelo documento que certifica a venda já dura mais de um ano. O caso do auxiliar de manutenção Guilherme Pereira da Silva é mais recente.
Ele fechou negócio com a Matriz Veículos em dezembro do ano passado, mas, até agora, não recebeu a documentação e não consegue fazer a transferência.
"Já passou o prazo que eles pediram, que era de 30 a 60 dias, porém não cumpriu e a gente está assim, a Deus dará, porque não tem suporte de nenhum lado. Procuramos o Procon e o Procon falou que tem os procedimentos dele, mas também não deu muita moral pra gente e até quando vai? O que vai ser daqui pra frente? Então a gente não tem o que fazer".
Guilherme Pereira da Silva comprou um veículo e não recebeu a documentação da concessionária em Ribeirão Preto, SP
Jefferson Neves/EPTV
À EPTV, afiliada da TV Globo, Guilherme disse que chegou a procurar a empresa e pediram a ele um novo prazo para que a situação fosse normalizada. Sem saber se o caso vai ter solução, ele diz que pensa em procurar a Justiça.
"Ele falou que caso esse prazo não fosse cumprido, eles recomprariam o carro no valor da tabela Fipe. Então a gente está tentando esperar, mas qual é a certeza que a gente vai ter? Vai esperar esse prazo e vai ser cumprido ou qual vai ser o processo daqui pra frente?"
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A concessionária funcionava na Avenida Maurílio Biagi, mas está fechada há meses e não há quaisquer avisos sobre mudança.
Procurada pela reportagem, a defesa da empresa disse que a Matriz Veículos tem atendido todos os clientes para resolver os problemas e vai aguardar a decisão da Justiça sobre os casos que estão em investigação.
Matriz Veículos, em Ribeirão Preto (SP)
Jefferson Neves/EPTV
Em janeiro, a EPTV chegou a conversar com pessoas que tinham comprado veículo na Matriz e já naquela época aguardavam pela documentação. Passados dois meses, nenhum dos casos mostrados à época pela reportagem teve solução.
O analista de controladoria Renato Bonini é um dos clientes afetados. Em março do ano passado, ele comprou um carro no valor de R$ 65 mil, pagou IPVA, licenciamento e fez seguro, mas o veículo continua em nome de uma locadora.
"Hoje eu só tenho medo de roubarem ele e aí eu perco tudo, não tenho mais nada. Fiz o seguro contra batidas, mas caso de PT ou roubarem, como não tenho o recibo, não recebo o dinheiro que eles pagariam".
Ele diz que, por vários meses, manteve contato com a Matriz Veículos, mas, como não teve solução, acionou a Justiça e ganhou em primeira instância. Agora, o processo é analisado pelo Tribunal de Justiça, em São Paulo.
Sem documentação e sem carro
O advogado Octávio Augusto Pereira de Queiroz Neto defende um cliente que não só ainda não recebeu a documentação, como sofreu um acidente recentemente e o veículo teve perda total.
Agora, eles não conseguem receber da seguradora e o caso também foi parar na Justiça, para que haja reparo nos prejuízos.
"Meu cliente trabalha fora, precisa de carro para trabalhar, então ele tem alugado carro, ele tem tido despesas com isso e a gente pede o ressarcimento dessas despesas. O juiz já fixou uma multa, deu um prazo para que a Matriz cumprisse e fizesse a transferência do veículo, mas é uma multa de R$ 500 por dia limitada a R$ 5 mil, e não foi suficiente para forçar a Matriz a resolver o caso".
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