Operação da PF mira quadrilha que desviava anestésicos da China para 'batizar' cocaína no interior de SP
02/04/2025
(Foto: Reprodução) São três mandados de prisão e seis, de busca e apreensão cumpridos em Ribeirão Preto (SP) e Franca (SP) na manhã desta quarta-feira (2). Ação é desdobramento da Operação Car Wash. PF mira quadrilha que desviava anestésicos para 'batizar' cocaína na região de Ribeirão
A Polícia Federal deflagrou uma operação na manhã desta quarta-feira (2) que tem como alvo uma quadrilha que desviava produtos químicos da China para preparar drogas no Brasil. Ao todo, são três mandados de prisão e seis, de busca e apreensão cumpridos em Ribeirão Preto (SP) e Franca (SP).
Siga o canal g1 Ribeirão e Franca no WhatsApp
Segundo a PF, a Operação Outside é um desdobramento da Operação Car Wash, que apura desde 2023 um dos maiores esquemas de tráfico de drogas e de lavagem de dinheiro da região, responsável por movimentar R$ 60 milhões em cinco anos (veja abaixo detalhes).
Os investigados desta quarta-feira, apontam as apurações, forneciam endereços para recebimento de anestésicos como lidocaína e tetracaína, vindos do país asiático.
Os produtos eram usados pela quadrilha para aumentar o volume da cocaína comercializada por ela ou por terceiros.
Drogas apreendidas em operação da Polícia Federal em Ribeirão Preto e Franca
Polícia Federal
LEIA TAMBÉM
PF faz buscas em condomínio de luxo no interior de SP por suspeito de comprar cafeína para produzir cocaína
Quadrilha que desvia cafeína para produzir mais cocaína é alvo de mandados no interior de São Paulo
Esses insumos eram enviados via Correios ao Brasil, sendo que a maioria deles tinha Franca como destino final. Também é de Franca o suspeito de intermediar esses envios.
Durante as investigações, parte das substâncias chegou a ser apreendida em procedimentos dos Correios e da Receita Federal de fiscalização em produtos internacionais.
Os investigados devem responder pelo crime de ter em posse, depósito ou transportar produto químico controlado desviado para preparação de drogas. A pena pode chegar a 15 anos de reclusão.
Em nota, os Correios disseram que mantêm atuação rigorosa e que trabalham em estreita parceria com os órgãos de segurança. Afirmaram, ainda, que possuem sistema avançado de monitoramento, o que permite a identificação dessas encomendas ilícitas.
Operação da PF mira quadrilha de Ribeirão Preto e Franca que desviava produtos químicos da China para preparar drogas
Polícia Federal
Veja mais notícias da região no g1 Ribeirão Preto e Franca
VÍDEOS: Tudo sobre Ribeirão Preto e região